Techonlogy

terça-feira, 16 de agosto de 2016

Dicas de redação para o ENEM por Nicolas C. Sales

O ENEM está chegando, e com isso a ansiedade, e o medo de não conseguir uma boa nota vão aumentando. O maior medo das pessoas é a tal redação dissertativa-argumentativa. Então, separei algumas dicas simples que podem te ajudar e muito. Esse é apenas o primeiro post sobre redação, espero ir escrevendo mais alguns. Deixe sua pergunta, ou sugestão. 

1 - Tema x Assunto 

Muitos alunos não sabem a diferença entre tema e assunto e por causa disso perdem o foco do texto. O tema é a discussão proposta, ou seja, o debate em si. O tema é específico. 

Exemplo: O esporte como ferramente de inclusão social 

A banca não quer que você fale apenas sobre "esporte" , ou sobre "inclusão social". Eles querem que você seja capaz de falar sobre como o esporte pode ser de fato essa ferramenta, ou o que impede o mesmo de ser essa ferramenta. 

O assunto é o conteúdo abrangente que compõe o tema. Usando o tema acima como exemplo o que seria o assunto, ou os assuntos? Esporte, e inclusão social. 

Então, entenda, fale sobre a discussão, o debate que está sendo proposto, e não apenas sobre o assunto. Antes de começar a escrever sua redação separe isso no papel, e principalmente na sua mente. Faça uma leitura correta do tema. 

2 - Introdução

A introdução deve ter duas coisas importantes:

a) Contextualização 
Nada mais é do que mostrar qual é a importância do tema. Inserir o tema em um tempo, e um espaço. Mostrar para o leitor, por que é importante que ele leia sua redação. 

b) Abordagem 
Nada mais é do que o seu ponto de vista. Faça uma pergunta para o tema, por exemplo. O que faz com que o esporte seja uma ferramenta capaz de gerar a inclusão social, ou O que impende que o esporte seja essa ferramenta? 

1ª resposta 
O esporte une propósitos criando um trabalho em equipe. 

2ª reposta
Para que isso seja mais eficaz é preciso melhorar a infraestrutura para praticas esportivas.  

Essas duas respostas são minhas abordagens, e estarão presentes na introdução sendo apenas citadas, e no desenvolvimento em forma de tópico frasal, e sendo melhor explicadas e defendidas por meio de exemplos, fatos históricos, dados estatísticos etc. 

Observe abaixo a introdução de uma redação nota 1000

"A publicidade infantil movimenta bilhões de dólares e é responsável por considerável aumento no número de vendas de produtos e serviços direcionados às crianças. No Brasil, o debate sobre a publicidade infantil representa uma questão que envolve interesses diversos. Nesse contexto, o governo deve regulamentar a veiculação e o conteúdo de campanhas publicitárias voltadas às crianças, pois, do contrário, elas podem ser prejudicadas em sua formação, com prejuízos físicos, psicológicos e emocionais."

Autor da redação: Antônio Ivan Araújo, Ceará

Aguarde mais dicas
Compartilhe com seus amigos
Por
Nicolas C. Sales





Nenhum comentário:

Postar um comentário