Techonlogy

quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Sobre o sofrimento | Estudos para pequenos grupos - Nicolas C. Sales

Décimo Sétimo Encontro
O SOFRIMENTO

“Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”.
(João 16.33)

Aquecimento:
1 – Você já sofreu muito na vida?
2 – O que você pensa em relação a Deus na hora do sofrimento?
3 – Como você enfrenta um problema, seja ele grande ou pequeno?

Mas o que será que tem a ver um capítulo sobre sofrimento em um livro que fala sobre vida plena? Eu não escrevi este livro para te enganar, inventar um mundo de utopia para você, te apresentar uma falsa paz, uma vida perfeita. Mas, desde o início deste livro estou te falando acerca das verdades bíblicas, da palavra de Deus, tudo aquilo que Ele nos ensinou. E percebemos até aqui, que desde a criação do mundo, Deus quer que tenhamos uma vida com harmonia, uma vida abundante. Jesus veio para que tivéssemos vida plenamente (João 10.10).         
 O sofrimento é algo real, e pelo fato de você ser uma nova criatura, e ter o privilégio da oração, poder clamar e ser ouvido, isso não te faz um homem herói, que nunca sentirá dor, fome, frio, e aflições. Jesus disse que teríamos, e passaríamos por tribulações. Ele nunca nos enganou, quando nos chamou. Ao contrário do que muitas pessoas dizem por aí, e ensinam em nome de Deus (sinceramente não sei de qual deus, pois acredito que muitos irmãos estão adorando, e servindo a sua própria imagem de Deus. Criaram um deus próprio e fazem o que quiser com ele), eles dizem que um servo de Deus não pode sofrer, pois está em pecado. Mas os servos de Deus também sofrem e não adianta esconder isso, pois é uma verdade. Olhe para a bíblia, e veja os grandes homens da fé, lutando e sofrendo, mas nunca desistindo de viver com Deus. O que diríamos de Jó que perdeu todos os seus bens, mas mesmo assim nunca blasfemou, esteve sempre com Deus, e Ele sempre com Jó. Como os lideres da “prosperidade” devem entender essas histórias dos homens de fé? E o apóstolo Paulo que já citei em alguns trechos desse livro, sofreu muito por pregar o evangelho, apanhou, foi preso, humilhado. E o nosso Senhor Jesus Cristo, que para nos salvar, e nos purificar dos nossos pecados, sofreu muito na cruz, teve sede, foi humilhado, e mesmo assim nos perdoou.
O pecado original do homem trouxe problemas, e maldição para a terra, todos podem sofrer. O sol e chuva nascem para todos. Já vi pessoas se questionando, e já até me perguntaram sobre isso, eles não entendem porque sofrem mesmo orando, sendo fieis, indo à igreja, dando dízimo, esmolas, e um ímpio que blasfema contra Deus prospera. Você nunca fez essa pergunta, “porque um ímpio tem tudo e eu não tenho nada”? A explicação que posso dar talvez você já até saiba, tudo que eles possuem é passageiro, mas os que buscam a Deus, esses buscam a eternidade, e vivem a eternidade.  Não viva buscando as mesmas coisas que os ímpios buscam, como carros, muitas mulheres, poder e riqueza, “Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.” (Mateus 6.33). Busque o reino de Deus, meu amigo.
Jesus também nos alertou que seríamos perseguidos. “Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.” (Mateus 5.11). Cristo nos chama de Bem aventurados, mais do que felizes, abençoados, por ser perseguido. Como é que poderemos ser felizes sendo perseguidos? O ponto que devemos observar é a causa da perseguição, não seremos perseguidos por roubar, cometer pedofilia, adultério, seremos bem aventurados se sofremos perseguição por causa de Cristo. Quem perseguiria Cristo? Aquele que o odeia, Cristo é a Verdade, o pai da mentira perseguiria Cristo, logo tentaria todo mal contra aqueles que queiram viver com Deus, logo se somos perseguidos por viver com Deus, somos bem-aventurados, pois escolhemos o melhor lado, estamos do lado do amor, da paz e da alegria eterna, por isso somos mais do que felizes. Então vivemos a vida plena que Jesus nos dá. Se formos perseguidos é porque rejeitamos o mundo e suas obras, e escolhemos Deus. Aquele que vive com Deus não está livre do sofrimento, não está livre das tentações, mas confia em Deus sempre, pois nós temos a certeza da vitória sobre todas essas coisas.           
Preciso te falar mais uma coisa para encerrar este breve capítulo, nunca desvalorize o sofrimento de alguém, nunca pense que só você sabe o que é o sofrer, cada pessoa é capaz de suportar um peso diferente. Todos sofrem, já sofreram, ou em algum momento sofrerão. Uma criança sofre por não ter a mãe por perto, então chora, aquele é o sofrimento dela no momento. Um adolescente quando vive seus momentos de crises e de descobertas, está passando pelo seu sofrimento, logo precisa de apoio. Não existe sofrimento grande, pequeno, existe o seu e o meu sofrimento, todos sentem dor. Sofra com alguém, e sofra por alguém, mas nunca desmereça o sofrimento do outro. Não tente julgar alguém por causa do seu problema, não julgue, ao invés disso ore.
Não escrevi este capítulo para buscar as causas dos seus problemas, meu objetivo era te alertar que eles existem, e pode até ser bom sofrer, pois o “poder de Deus se aperfeiçoa na nossa fraqueza” (II Coríntios 12.9), não se engane meu amigo, você vai sofrer sim, isso é fato, mas o bom disso tudo é que você não vive para esse mundo. Lembre-se, você vive a vida eterna, você espera os novos céus, e você vive com Deus, o Criador da vida, e de tudo que existe. Somos bem-aventurados por ser perseguido, e sofrer por amor a esse Deus. Nada poderá nos separar do amor de Deus (Romanos 8). 


PERGUNTAS PARA DEBATE
1 - Você já sofreu por amor a Cristo?
2 - Você acha que é importante sofrermos algo na vida?
3 - Qual a relação que você faz com o sofrimento que passamos, e a nossa intimidade com Deus (Baseie sua resposta na vida dos heróis bíblicos)?

PARA PENSAR

“O sofrimento é o megafone de Deus para um mundo ensurdecido”.
C.S. Lewis
 BAIXE O LIVRO AQUI

por NICOLAS C. SALES
CONVITES PARA PREGAÇÕES, PALESTRAS, OU  SEMINÁRIO VIVENDOCOMDEUS
WHATSAPP 35 98884-3290








Nenhum comentário:

Postar um comentário