Techonlogy

terça-feira, 20 de setembro de 2016

A QUEDA DO HOMEM (Estudos para pequenos grupos) Nicolas C. Sales

(Este estudo faz parte do meu livro de estudos para pequenos grupos, se você quiser entre em contato 35 98884-3290 envio em PDF pelo whatsapp)



Primeiro Encontro
A QUEDA DO HOMEM

“pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus.”
(Romanos 3.23)

Aquecimento:

1 - Sinto que falta algo em mim?
2 - Sinto alguma sensação de culpa?
3 - Sinto que preciso de algo que não sei o que é?

Você respondeu sim para alguma dessas perguntas? Compartilhe com o grupo suas respostas.

          Gênesis é um livro maravilhoso que apresenta a criação do mundo. A obra do Deus Criador. O Todo poderoso. “No princípio criou Deus os céus e a terra.” (Gênesis 1.1). Além de criar a terra, Deus também criou todos os seres viventes, as plantas, os animais e nós, os seres humanos. Fomos criados a imagem e semelhança de Deus, “Então disse Deus: façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...” (Gênesis 1.26), e o nosso Criador nos deu um jardim, um lugar perfeito para que habitássemos, trabalhássemos, que pudéssemos dominar, e cuidar. Cresceríamos multiplicando a terra.
          Podemos perceber nesse início do relato de Gênesis, a harmonia perfeita entre Deus, o homem e a mulher, e de toda a criação. Um lugar perfeito e harmonioso que fora criado para o convívio de todos. Deus deu uma ordem ao homem. Ele disse que de qualquer árvore do jardim o homem poderia comer, menos da árvore do conhecimento do bem e do mal, (Gênesis 2.17). Muitas pessoas perguntam: “porque Deus colocou a aquela árvore ali?” Existem pessoas que dizem que quando ouvimos um “não”, ou quando não temos acesso a algo, isso se torna o que mais queremos. Parece que o ser humano tem um instinto para fazer aquilo que não pode. Lugares que tem a placa “não jogue lixo”, geralmente são os lugares que mais tem lixo. Mas acho que a pergunta que deveríamos fazer não é, “porque Deus colocou uma árvore que o homem não poderia comer, na frente dele”?”A pergunta certa é, “Por que o homem comeu o fruto que Deus, o seu Criador, disse para não comer”? Por que ficar longe da presença de Deus? Por que ficar longe do Todo Poderoso? Por que morrer se eu posso ter vida, e uma vida plena? Pois, foi isso que Deus disse que seria o resultado da desobediência, que se o homem comesse “certamente morreria(Gênesis 2. 17).
          Bom, passou algum tempo, a serpente tentou a mulher, Eva começou a ouvir a voz da mentira, e do enganador e deu espaço para isso, (Quantas vezes nós damos ouvidos para o que não é a voz de Deus? Ouvimos conselhos que não vão nos levar a lugar algum, conselhos que vão contra a vontade de Deus?) A mulher começou errando quando parou para dar conversa à serpente. Não dê ideia para o mal, nem queira experimentar, nem queira saber como é; a consequência será trágica. Pense um pouco, imagina que você está prestes a beber um copo de veneno, um veneno fortíssimo que te mataria na hora, mas o veneno é parecido com água, você pega o copo achando que está bebendo água, eu vejo, sei e grito, “nãooooo, NÃO FAÇA ISSO, PARE! É VENENO, E VOCÊ PODERÁ MORRER”, a pergunta agora é: “você continuaria e beberia?” provavelmente não. Se você sabe que “o salário do pecado é a morte”, (Romanos 6.23) porque parar para dar ouvidos para o Mal, assim como Eva fez?
          O pior aconteceu, Eva comeu. Adão também comeu. Eles fugiram da presença do Senhor Deus, e foram expulsos do jardim, ou seja, foram expulsos de toda a harmonia que Deus tinha criado inicialmente para toda a sua criação. A paz perfeita que Deus havia separado para o ser humano, agora não existia mais. O homem foi separado da glória de Deus. Essa é a morte que Deus falou. Imagina viver longe do Autor da Vida, separado da presença do Todo Poderoso, que coisa horrível é isso. Alguém pode até dizer, “mas eu conheço pessoas que não conhecem a Deus e vivem muito bem”. Elas podem até achar que estão vivendo, mas só estão vagando, e respirando por aí, correndo atrás de nada, buscando algo que elas mesmas nem sabem o que é, pois é impossível entender o que é a vida, para que serve a vida, o porquê você vive, se está longe do Autor da Vida. Viver sem Deus não é viver, é ficar correndo em volta de si mesmo sem ir para lugar algum. É morte. Sem Deus não há vida. É uma morte eterna, mas o que Deus quer nos dá é a vida eterna, (Romanos 6.23), “... o dom gratuito de Deus é a vida eterna”. 




PERGUNTAS PARA DEBATE:

1 - Por que o ser humano mesmo sabendo que algo vai fazer mal, escolhe fazê-lo? Por exemplo, cigarro, drogas, álcool, prostituição, vício em jogos etc.

2 - É fácil escolher não ouvir a voz do Mal?

PARA PENSAR E DEBATER:

"Eu vejo mais o mundo entrando na igreja e impactando a igreja, do que a igreja entrando no mundo e impactando o mundo."
David Wilkerson.

Por Nicolas C. Sales
Contato: 35 98884-3290




Nenhum comentário:

Postar um comentário