Techonlogy

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Por que muitos jovens escolhem o suicídio como um caminho? Setembro Amarelo

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.”
João 10:10

Li recentemente em uma pesquisa divulgada pela BBC que o suicídio se tornou a segunda maior causa de mortes entre jovens no mundo, perdendo apenas para o trânsito. Confesso que esse dado me deixou bastante preocupado, não que eu esteja pensando em fazer isso comigo, ou que já pensei, mas por ser um professor e pastor, e trabalhar bastante diretamente com adolescentes e jovens, uma pergunta venho a minha mente, não saiu ainda. Por quê? Por que alguns jovens não querem mais viver? O que faz alguém desistir da própria vida? Espero de coração que você possa deixar sua opinião nos comentários. Mas vamos refletir um pouco.


Gabbi Dix sabia que sua única filha, Izzy, estava sofrendo com a chegada da adolescência, mas não imaginou que o suicídio rondasse seus pensamentos.
"Acho que nunca vou conseguir superar isso", conta a mãe da adolescente de 14 anos, que em 2012 deu fim à própria vida, numa cidade costeira do sul da Inglaterra. Fonte BBC

            A cada dia que passa a ansiedade, juntamente com a cobrança de render algo e ter um futuro agradável é jogado sobre as costas dos adolescentes e jovens de qualquer classe social. A famosa pergunta, “o que você vai ser quando crescer?” é feita em todo momento. Como se a pessoa em questão já não fosse alguém. Não vivemos o nosso sonho, somos forçados a viver o sonho dos outros. O ladrão no qual Jesus fala no versículo que usei para iniciar esse texto, se refere aos falsos mestres da época, pastores, que queriam enganar o seu povo. Mas, hoje em dia não é diferente, existe tanta influência. Tantos “mestres”, querendo ditar regras, como a mídia, filmes, artistas, etc. Todo mundo parece ter um modelo de vida perfeito.
Acho muito interessante uma frase de Shakespeare quando ele diz que

“Choramos ao nascer porque chegamos a este imenso cenário de dementes.”William Shakespeare , King Lear. Minneapolis: Filiquarian Publishing LLC, 2007.

Pareceu um tanto negativa essa afirmação, mas infelizmente a idiotice de algumas pessoas para com o seu semelhante tem levado o fim de alguns. A raça humana tem causado dor à própria raça humana. Seja diferente, faça desse mundo um lugar melhor para todos, se importe além de uma pergunta vazia como “está tudo bem?”. Nem sempre as pessoas estão realmente bem. Importe-se por elas de verdade, além das palavras.
A frase do Shakespeare é forte, porém interessante. A busca pelo real sentido da vida vem se tornando um dos maiores pesos na vida dos jovens pelo mundo, e quando você não consegue saciar essa busca, o melhor é tentar sair da vida, que assim o sofrimento acaba. Mas é aí que entra o engano.
Você não precisa acabar com sua vida, você não precisa ficar tão tenso pelo dia de amanhã. Jesus disse que o dia de amanhã pertence a Deus, pois Ele quem sabe, Ele quem cuida de nós, e disse para que não ficássemos aflitos, ou ansiosos pelo dia de amanhã. Se ele cuida de uma plantinha no canto do caminho, por que não cuidaria de nós? Calma, não acabe com sua vida para acabar com uma dor. A dor vai passar, e a vida vai continuar.
“O desejo pela cura já faz parte da cura”.

Não sei qual é a sua dor, mas não entre nessa estatística terrível. Pensando nisso foi criado uma campanha chamada Setembro Amarelo para ajudar na prevenção do suicido e falar sobre o assunto, que é uma grande arma. Fale, desabafe. Fale comigo aqui, posso te ouvir, mas não se mate. Não acabe com tudo, ainda há esperança. Cristo é a verdadeira vida. É isso que Ele quer pra todos.
Além de vários fatores, a insegurança e falta de amor próprio devido a alguma ação externa. Muitos adolescentes sofrem maus tratos, ofensas constantemente por colegas, e até membros da família. Em algum momento a “bomba” explode. Ninguém aguenta sofrer calado por muito tempo. Ajude as pessoas. Use sua vida para transformar a vida de alguém. Suas palavras podem ferir, e causar uma dor mortal. Lute para que a vida não seja apenas um mundo de “idiotas” como afirma Shakespeare. Lute para que o mundo seja um lugar de vida e amor como afirma Jesus Cristo. Calma, amigo e amiga, Deus está aqui.
“E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.” Jeremias 29:13


Você foi feito para viver. 
Você foi feito para viver. 
Eu fui feito para viver. 



Por favor, compartilhe. Alguém precisa ler esse texto.
Por
Nicolas C. Sales
Contato:
35 98884-3290



Nenhum comentário:

Postar um comentário