Techonlogy

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Sobre a Paz - Nicolas C. Sales

A PAZ DE CRISTO
“Deixo-lhes a paz; a minha paz lhes dou. Não a dou como o mundo a dá. Não se perturbem os seus corações, nem tenham medo”.
João 14.27

Aquecimento:
1 – Você vive em paz?
2 – Você acredita que é possível se viver em paz, ainda nesta terra?
3 – O que é a paz para você?
4 – É comum no fim do ano, muitas pessoas vestirem branco e falarem sobre paz. Paz é o assunto mais falado, no natal e no ano novo. O que você acha sobre isso?
5 – Em sua opinião, porque noticias de violência, e coisas ruins vendem mais, e dão mais audiências em telejornais, do que noticiais boas?

A terra inteira grita, e suplica por paz. Ninguém aguenta mais tanta violência. Filho matando pai, pai matando filho. Nações lutando por poder e riquezas. Brigas de torcidas de futebol, que acabam em morte. Poderíamos ficar páginas e mais páginas falando sobre casos de violência que cerca o nosso cotidiano. Parece que quanto mais falam em paz mais violências assombram a nossa vida. Existem muitas pessoas que não gostam nem de sair de casa mais, por causa do medo. Será que algum dia nós vamos conseguir viver em paz? O que temos que fazer para melhorar o nosso mundo? 
Falam muito de paz e agem pouco pela paz. Como pode uma paz que precisa haver mortos, que lutaram por ela. A gente vive procurando culpados, mas o culpado somos nós mesmos. Você pode dizer, “sou do bem, não faço mal a uma mosca”, isso porque é difícil pegá-la porque se fosse fácil mataríamos muitas moscas por aí. O fato é que sempre que temos oportunidades de dar o troco somos os primeiros. Geralmente os seres humanos tem “pavio curto”, estouramos rápido. No trânsito, no futebol, no trabalho, estamos sempre aborrecidos por algo, por mais calmo que alguém seja. É certo dizer que todo mundo, já se irritou, se irrita, ou se irritará. Todo mundo já discutiu. É difícil alguém que vive em completa paz, sempre com todos, e em todos os momentos.
Outro ponto que devemos observar é que muitas pessoas que buscam paz, deram as costas para Deus. É impossível viver em paz sem estar perto de Deus, em Romanos 15.33, o apóstolo se refere a Deus, como o “Deus da paz”. Ele é o único que pode promover paz. Com isso é importante lembrarmos que paz, é mais do que uma ação externa, mas algo que acontece no coração de cada um. Deus age transformando o ser humano pelo que Ele é por dentro. A paz que Jesus Cristo prometeu dar, não era uma paz como o mundo oferece, (João 14.27) como assim? Qual é a paz do mundo?
Tem uma música da banda Resgate (banda de rock gospel), que se chama o “Nome da Paz”, e em um trecho da música eles dizem, “... que paz é essa que se arma pra guerra...”. É justamente isso que Jesus disse sobre a paz do mundo. Para que a humanidade conquiste a paz, eles precisam lutar e sofrer, matar, e morrer, causar destruição por onde passar. Que paz é essa, que causa choro, morte, e tragédia? Isso é paz? Jesus diz que dá uma paz diferente da maneira que o mundo dá. Ele diz também nesse versículo que para não termos medo em nossos corações. A paz que Cristo dá é uma paz que gera uma transformação completa em nossos corações. Não é uma paz que aprisiona, como a paz que os Romanos promoviam, davam proteção em trocas de impostos altos, e prestação de serviços. Não é uma paz que te torna um escravo. Mas a paz de Cristo te dá liberdade, te permite viver. É uma paz acompanhada de vida, e de amor. Você poderá desfrutá-la, pois tendo paz no coração você será capaz de perdoar e de amar ao próximo. É uma paz que gera transformação nos demais, capaz de contagiar a todos.
Nós como Cristãos precisamos viver na certeza dessa paz, e promover essa paz. Existem muitas pessoas que lutam por justiça, mas estão usando as armas erradas. Nós temos Cristo, e temos o evangelho que “é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê(Romanos 1.16). Paulo diz em Efésios 6.15, para calçarmos os pés com o evangelho da paz. Ou seja, onde formos onde andarmos temos que anunciar o evangelho que gera paz. A mensagem que nos trouxe salvação. Permite-nos viver a plena paz. A paz que só Jesus pode dar. Em Romanos 14.19, Paulo diz para que sigamos as coisas, para fazermos aquilo que vai promover paz entre os irmãos. O importante na vida de um Cristão, é o anúncio dessa paz, é promover a paz. Precisamos viver em paz, em nossos corações. Chega de mais guerras, ódio, e destruição. Vamos construir uma cultura de amor, e de paz.


PERGUNTAS PARA DEBATE

1 - O que podemos fazer para promover paz?
2 – Se queremos viver, e transmitir a paz de Cristo, o que não devemos fazer?
3 – Faça um comparativo com a paz que o mundo promove, e a paz que Cristo dá.

PARA PENSAR

“Humanos que em amor gostam muito de falar
Mas nunca fazem nada pra o demonstrar
Humanos que pedem a paz em toda a terra
E a buscam por armas e tanques de guerra.”
Oficina G3 (Banda de Rock Gospel)



Este estudo faz parte do livro de estudos para pequenos grupos Vivendo Com Deus. Se você quiser deixe o e-mail nos comentários. 

Por 
Nicolas C. Sales
Contato:
(35) 98884-3290

Nenhum comentário:

Postar um comentário